Translate this Page
Enquete
Quantas vezes você já leu um Livro?
1 ou 2
5 ou 6
Leio muito
Nunca li um Livro
Pretendo Ler
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (623 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



 


 

 

 

 


10 Passos Para Alcançar a Vitória
10 Passos Para Alcançar a Vitória

10 PASSOS PARA ALCANÇAR A VITÓRIA

 

“E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa...” v39.

Este texto do livro de hebreus é conhecido como a galeria dos heróis da fé e destaca a vitória maravilhosa que muitos servos de Deus alcançaram porque sua fé os impulsionou a realizarem coisas extraordinárias para o Senhor, porém no final do capítulo 11 vemos o caso de algumas pessoas que, aparentemente, não obtiveram tanto sucesso. Difícil entender porque Deus colocaria exemplos assim numa galeria de heróis.

Do início do cap.  até o verso 34 nós vemos claramente diversos exemplos de servos que, pela fé, alcançaram grandes vitórias, sendo que já no verso 35 encontramos o início da citação sobre estes que não alcançaram a promessa.

Por que será que alguns vêem e provam a vitória enquanto alguns não? Como é que eu devo enfrentar a minha luta?

Romanos 12. 1-16 vai nos ensinar a dar esses passos de vitória:

 

1.      Afaste-se de qualquer coisa que te atrapalhe prosseguir. 12:1 - Para que você possa alcançar a vitória nenhuma coisa que te torne lento deve fazer parte da tua vida. Afaste-se de qualquer pecado que te impeça de correr e te obrigue a andar devagar.

- Ex. Neemias experimentou isso na reconstrução dos muros. Ne. 6.1-3;

- Ex. Abrão tem que se livrar de Ló. Gn.13.1-13.

 

2.      Mantenha o olhar firme em Jesus. 12:2 - Por mais dura que esteja sendo tua caminhada procure manter os olhos sempre firmes naquele que alcançou a vitória apesar de ter sido traído e abandonado por amigos, espancado e morto, mas mesmo assim não abriu mão de prosseguir, crendo que alcançaria a vitória.

        - Ex. A serpente levantada no deserto. Nm. 21.9 – A nossa salvação se dá quando para Jesus - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Hebreus 12:2

        - Ex. O coxo da porta chamada formosa. At. 3.1-6

 

3.      Pense na resignação dos outros. 12:3-4 - Quando enfrentamos lutas, devemos olhar para outros que também enfrentaram batalhas e foram vitoriosos; isso te anima a prosseguir. Isto te ajudará a enfrentar as tuas lutas. Saiba que sempre existe ou existiu alguém cujo sofrimento é maior que o teu.

        Ex. A sunamita – 2º Re. 4.26;

 

4.      Permita que Deus eduque você. 12:7-8 - Deus corrige e ensina porque nos ama e nos considera como filhos como qualquer pai corrige ao filho quando necessário. A palavra declara Hb. 12.5-6: não desanime quando por Ele fores corrigido. O tratamento com Deus pode ser doído, mas trará a cura no final.

        Ex. Correção de Deus na vida de Adão, Noé, Abraão, Jacó, Moisés

 

5.      Tome vigor para suas mãos e pés12:12 - Mesmo quando a luta parece grande demais e a vitória impossível de ser alcançada, não desanime. Mesmo que você tenha sofrido uma derrota, levante-se e comece a lutar novamente, continue batalhando em busca da vitória para sua vida.

        Ex. Instrução de Davi ao Salomão - Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem. 1 Reis 2:2

 

6.      Trace um caminho reto. 12:13 – Neste verso podemos aprender duas coisas.

a.      Traçar um caminho reto significa não é ficar dando voltas em torno de um problema, determine onde você quer chegar e caminhe, não fique parado esperando a vitória cair do céu.

b.      Seja exemplo para os mais fracos. A maneira como você enfrenta tua luta encoraja outros a prosseguirem na batalha deles.

 

7.      Evite perder tempo com discórdias. 12:14 – Busque a paz com todos. Quando você perde tempo com discórdias você desvia o foco de seu objetivo principal.

 

8.      Alcance as melhores bênçãos. 12:15a – Além de procurar alcançar a graça de Deus você também deve lutar para que ninguém à sua volta se prive dela, esta é a melhor bênção.

 

9.      Vigie. 12:15b – Existem coisas que contaminam o interior das pessoas e uma delas é a amargura. Esteja sempre alerta como uma sentinela. A amargura te perturba e isto faz você desviar a atenção da luta.

 

10.  Aprenda a valorizar o que merece valor. 12:16 – Esaú vendeu a bênção da primogenitura em troca de um prato de lentilhas, mesmo tendo se arrependido depois e desejando voltar atrás teve que ver a sua bênção ir para seu irmão. Muitos perdem coisas valiosas porque não souberam valorizá-las quando as tinham.

CONCLUSÃO

 

Alguns que enfrentam batalhas nunca receberão tudo o que Deus prometeu em vida. Hebreus 11:39 declara que muitos que enfrentaram lutas tremendas por amor a Deus não alcançaram a promessa, mas você não deve desanimar. O verso 40 declara: “provendo Deus alguma coisa melhor”. Deus tem algo melhor pra você.

Destaco o passo de nº 2 – Mantenha os olhos em Jesus. Este é o segredo da vitória. Não importa o tamanho da batalha que você tenha que enfrentar, mantenha os olhos na cruz de Cristo, crendo que a tua vitória irá chegar.